vendredi 6 août 2010

"Cicloativista"






Sempre que posso em São Paulo, me locomovo de bicicleta. Na França, comecei a andar de bicicleta quando tinha 10 anos e ia para o colégio sozinha. Sempre andei de bicicleta. Lá, é comum e tem cada vez mais infrestruturas para os ciclistas: ciclovias, estacionamento, bicicletas para alugar, etc. No Brasil, já andei de bicicleta em Fortaleza sem problema.
Aqui em São Paulo, passo por uma aventureira do século urbano, uma doida “sem noção”, uma menina sem razão...”. Acho muito engraçado porque aqui tem pessoas que me identificam com “a menina que anda de bicicleta” como se fosse algo muito especial...
Aqui as pessoas pedalam nos finais de semana como um lazer! Eu estou tentando fazer uma propagando do uso da bicicleta a todas as pessoas que conheço! Por que não usar sua bicicleta para as pequenas distancias?
- porque você leva muito menos tempo do que de carro!
- porque você faz exercício físico sem pagar!
- porque você não gasta dinheiro com o combustível, o ônibus o trem! Só comprar a bicicleta...e o capacete!
- porque você não polua! E não faz poluição sonora!

Alguns dados interessantes sobre bicicleta em São Paulo e no Brasil

O mais incrível é o fato de há algumas ciclovias, mas, nenhuma este num bom estado e chega a um lugar...Na Sumaré, é mais perigoso andar na ciclovia do que na rua e há lombadas, tem buracos, raízes de árvores, etc.. A nova ciclovia da marginal Pinheira é muito linda porem só tem uma entrada na vila Olympia e uma saída em Santo Amaro, e fecha as 18horas. Na Faria Lima há um ponto de ônibus na ciclovia...Depois, há varias “ciclovias” que são corredores de ônibus que fecham nos domingos das 8 até as 14 horas...etc. Então, os 46 km de ciclovias de São Paulo são para mim um “absurdo”...Tem estacionamento para bicicletas em algumas estações de metro e de trem, porem onde não há, não é possível deixar sua bicicleta em nenhum lugar...Uma vez, fui até um metro de bicicleta, entrei em vários estacionamentos e ninguém queria pegar minha bicicleta...tive que deixá-la na rua...e cheguei atrasada e muito chateada à minha reunião...No parque Vila Lobos, há uma ciclovia, mas, não existe estacionamento...
Mesmo assim tem uma lei que criou um Sistema Cicloviário do Município de São Paulo “ contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável”. A lei estabelece ações e metas, tais como: criação de ciclofaixas e ciclovias; etc... Nos acreditamos que a bicicleta pode ser usada como transporte principal o complementar!
Então São Paulo, não é certamente a cidade da bicicleta enquanto o Brasil é o 5º país do mundo que fabrica bicicleta!

Vocês podem querer pôr minha bicicleta no seu carro (algumas vezes quando estava com brasileiros, quiseram e insistiram para levar minha bicicleta nos carros deles...), mas eu continuarei a andar de bicicleta em São Paulo! E a incentivá-los a fazer igual!



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire