vendredi 6 août 2010

O pão francês brasileiro não é francês...

A primeira vez que entrei numa padaria no Brasil, fiquei feliz de ver escrito “pão francês”- “Será que meu pão,de que gosto tanto, conseguiu chegar até o Brasil? Como assim?”
Então, a francesa orgulhosa que sou do seu país pediu “pães franceses’....
Porém, os pães “franceses” não me pareceram franceses para muito tempo...o que aconteceu com crocante da casca da minha “baguete”? do sabor de farinha, e do miolo macio... aquele pão francês brasileiro foi para mim um pão de “papel” que ficou mole muito rápido...
Depois, lei que o foram uns viajantes de famílias ricas do Brasil que voltaram da Europa no fim do século XIX e descreveram o produto, que era a baguete para os cozinheiros deles que “ tentaram”, então, reproduzir a receita “pela aparência”....”l´habit ne fait pás lê moine” ( hábito não faz o monge)
Mas, então, de onde vem a baguete original?
Há uma versão que vem dos soldados de Napolão.Os pães eram rendodos, naquela epoca, para uma conservação melhor. No entanto, não era pratico para transportá-los. Então, os padeiros de Napolão teriam inventado a baguette de forma comprida para poder ser carregada ao longo da perna do soldado! So que imagina o estado da baguette depois de um dia grudada a perna do soldado...
A outra versão apresenta a origem em Viena de onde vem o pão viennois cuja forma era tambem comprida e teria sido importado pela França durante o seculo XIX. Nos anos 20 em Paris, foi proibido o trabalho antes das 4horas da manhã. Isso atrapalhou a preparação traditional do pão. Daí em diante, a baguete se desenvolveu necessitando menos tempo de fermentação e pasteleria.

O croissant não é francês

Mesmo que não tenha sido criado na França, o croissant é um simbolo da cozinha francêsa, não é na França que foi criado.
No fim do seculo XVII, em Vienna, os turcos invadiram a cidade. Os padeiros que trabalhavam a noite ouviram os turcos e deram a alerta. Foi graças a esse alerta que estes foram derrotados. Para celebrar, inventaram uma pasteleria na forma da luna da bandeira turca! No seculo XVIII, a rainha Marie Antoinette, esposa do rei Louis XVI e austríaca, introduziu e popularizou essa pasteleria na França. Porém, só em 1920 que os padeiros franceses a modificaram e criaram o “croissant” como é hoje!

O primer restaurante foi francês!

Foi na França onde surgiu o primeiro restaurante, no século XVIII. Esse restaurante era uma espécie onde eram servidas refeições com propriedades terapêuticas, principalmente caldos. Seu principal objetivo era restabelecer e restaurar a força de indivíduos doentes. Em 1790, o restaurante passou a ser visto como decadente e corrupto. Somente no século XIX ele se transformou num local seguro.
A partir desse momento, a culinária francesa pegou a fama que ela tem até agora influindo o mundo enterro.
Também a assimilação de influências de outros países transformou a culinária francesa,no que se expressa a contradição entre “tradição” e “abertura” (a outras culturas). “A imigração de pessoas residentes em ex-colônias francesas, como a Argélia e o Vietnã, trouxe novidades que foram incorporadas à alimentação francesa. Uma pesquisa recente mostrou que o prato mais consumido na França, atualmente, é o cuscuz marroquino.”!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire